ABC celebra com o governo federal contratações do programa de regularização fundiária para baixa renda, o Periferia Viva

Da esquerda para direita Maria do Carmo Avesani Lopez, presidente da ABC e da Agehab MS Guilherme Simões, Secretario Nacional de Políticas para Periferias, Rosangela Dosa de Oliveira, beneficiaria, residente em Dourados - MS, ministro Jader Filho, Joaquim Lucas Franco Quintana, presidente da Agehab Dourados, Rodrigo Takahashi, VP Agente Operador da Caixa

Momento reflete o papel indispensável da ABC na promoção da inclusão social e no avanço do desenvolvimento habitacional no país.

Reconhecida por sua luta pela dignidade habitacional, a Associação Brasileira das Cohabs (ABC), representada por sua presidente, Maria do Carmo Avesani Lopez, participou da cerimônia realizada em Brasília nesta quarta-feira (26/06), que marcou o início das contratações do Programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional.

Com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, a cerimônia celebrou a assinatura de 11.750 contratos com famílias de seis estados – Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, beneficiados 39 núcleos urbanos informais com investimento de R$ 55,9 milhões. Até o final do ano, deverão ser assinados mais de 60 mil contratos, aproximadamente.

De acordo com a presidente da ABC, a associação desempenhou um papel essencial na concepção e implementação deste programa, que tem como foco as áreas urbanas de baixa renda. “A ABC orgulha-se de estar na vanguarda deste movimento, assegurando que as famílias beneficiadas recebam não apenas a posse legal de suas moradias, mas também um lar digno e adequado. São avanços habitacionais importantes que refletem o compromisso da associação com a melhoria da qualidade de vida nas periferias urbanas”, avaliou Maria do Carmo.

A presidente da ABC também destacou a importância da colaboração entre a associação, o Ministério das Cidades e outras entidades governamentais, enfatizando que a sinergia entre esses atores é vital para o sucesso do programa.

Durante o evento, o ministro das Cidades reforçou a importância de promover a eficiência urbana e garantir que o Brasil avance no desenvolvimento habitacional e na inclusão social. Para ele, o Periferia Viva tem a mesma importância do Minha Casa, Minha Vida. “Estamos no processo de reconstrução do país, trazendo não apenas regularização fundiária, mas também melhorias habitacionais, que são essenciais para a questão habitacional. E precisamos continuar avançando cada vez mais”, ressaltou Jader Filho.

O presidente da CAIXA, Carlos Vieira destacou a importância de levar dignidade e cidadania por meio da regularização fundiária e das melhorias habitacionais. “Estamos felizes com o braço operacional do Ministério das Cidades, e sabemos que essas entregas são cruciais para todos os aspectos da vida das pessoas”, falou Carlos Vieira.

Ainda no decorrer da cerimônia, Maria Neuci Santos Barbosa, moradora de Cruz Alta, bairro Jardim Primavera II, no Rio Grande do Sul, demonstrou sua alegria ao receber a assinatura do documento de posse de sua moradia. “É um sonho realizado para mim e para muitos outros beneficiários. Agradeço ao governo federal, ao ministro Jader Filho e à equipe da Secretaria Nacional de Periferias”, disse Maria.

O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, compartilhou sua emoção ao participar deste processo de transformação na vida das famílias. “Morei a vida toda em loteamentos sem documentação, e sempre foi uma angústia para minha família. Hoje, estou emocionado por contribuir com esta política que ajuda as pessoas a viverem com mais paz e dignidade”, explicou Simões.

Participaram da cerimônia a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o vice-presidente do Agente Operador – VIMAR, interino, Rodrigo Hideki Hori Takahashi; o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, André Fonseca; o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), Paulo Lira; e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, além de prefeitos e famílias que foram beneficiadas

Próximos passos

A ABC continua comprometida em trabalhar incansavelmente para expandir o alcance do Programa Periferia Viva para além dos seis estados iniciais, levando esperança e transformação para mais comunidades em todo o Brasil. “A associação permanece dedicada a sua missão de garantir que cada família brasileira tenha acesso a um lar seguro e confortável, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo e igualitário”, garantiu Maria do Carmo.

Saiba mais detalhes sobre o programa

O “Programa Periferia Viva: Regularização e Melhorias” irá consolidar as famílias em seus locais de moradia através da regularização fundiária e melhoria habitacional, com financiamento altamente subsidiado e busca combater a inadequação de domicílios por meio da concessão de financiamento em condições especiais de subsídio para a execução de obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais e melhorias habitacionais de famílias de baixa renda.