Confira vídeo com a programação completa e acesse as fotos com todos os trabalhos do dia.
Painel “Apresentação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades sobre o Balanço de 2024, Perspectivas e Orçamentos para 2025”
No painel “Apresentação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades sobre o Balanço de 2024, Perspectivas e Orçamentos para 2025”, o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social reuniu lideranças do setor público e privado para discutir os avanços e desafios na política habitacional brasileira.
O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Raul de Oliveira Gomes, responsável por operações de interesse social e de mercado, como o programa Minha Casa Minha Vida – FAR, foi um dos convidados. Acesse a apresentação.
Augusto Henrique Alves Rabelo, que acabou de assumir a Secretaria Nacional de Habitação em substituição ao senhor Hailton Madureira, também marcou presença nesta discussão, juntamente com Victor Almeida, co-presidente da construtora Pacaembu.
O painel ainda contou com uma das vozes mais respeitadas no setor habitacional brasileiro, Maria do Carmo Avesani Lopez, presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC).
Os trabalhos foram coordenados por Jorge Lange, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e presidente da Companhia de Habitação do Estado do Paraná (COHAPAR).
Entrega dos troféus selo de mérito 2024 aos projetos e programas premiados
O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social premiou com o Selo de Mérito 29 projetos, de 13 estados, em 11 categorias. Esse concurso, realizado anualmente pela ABC e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, tem o objetivo de reconhecer e divulgar projetos habitacionais desenvolvidos pelos associados da ABC, voltados à habitação de interesse social e ao enfrentamento dos problemas históricos de irregularidade e risco.
Além de estimular a participação das entidades filiadas em programas governamentais que contemplam o setor, a iniciativa também busca alternativas inovadoras e sustentáveis para a melhoria da qualidade do ambiente construído.
Esses projetos compõem um importante acervo que está disponibilizado no site da ABC e pode ser consultado pelos gestores públicos interessados em conhecê-los mais detalhadamente.
Confira os vencedores:
- Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Campo Grande (AMHASF CG/MS), pelo projeto “Reassentamento da Comunidade Mandela”, na categoria Atendimento Habitacional de Grupos Sociais com Necessidades Específicas.
- Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB SP/SP), pelo projeto “Ponto Legal”, na categoria Atendimento Habitacional de Grupos Sociais com Necessidades Específicas, e pelo projeto “Pode Entrar – Melhorias”, na categoria Melhorias Habitacionais.
- Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (CEHAB/PE), pelo projeto “Residencial Jurema”, na categoria Uso ou Desenvolvimento de Novas Tecnologias ou Sistemas Alternativos em Habitação de Interesse Social.
- Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (CEHAP/PB), pelo projeto “Residencial Aura do Cruzeiro – Projeto Referência”, na categoria Projetos de Habitação de Interesse Social.
- Companhia de Habitação da Baixada Santista (COHAB Santista/SP), pelo projeto “Empreendimento de Habitação de Interesse Social – Santos I”, na categoria Projetos de Habitação de Interesse Social.
- Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB/RJ), pelo projeto “Fonte Santa”, na categoria Projetos de Habitação de Interesse Social.
- Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU/SP), pelo projeto “Galpão Eiji Kikuti”, na categoria Projetos de Habitação de Interesse Social e pelo projeto “Relatório Anual de Sustentabilidade, Administração e Carta de Governança – Exercício 2023”, na categoria Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social.
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (SEDUH/PE), pelo projeto “Morar Bem Pernambuco – GT, FAR e FDS”, na categoria Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social e pelo projeto “Reforma no Lar”, na categoria Melhorias Habitacionais.
- Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro (SEHIS/RJ), pelo projeto “Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais do Rio de Janeiro”, na categoria Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social.
- Companhia de Habitação Popular de Campinas (COHAB Campinas/SP), pelo projeto “Gerando Renda, Transformando Vidas”, na categoria Trabalho Social.
- Secretaria Municipal de Habitação Social de João Pessoa (SEMAHB JP/PB), pelo projeto “Projeto Social Quilombola Hélio Miguel da Silva”, na categoria Trabalho Social.
- Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB/PA), pelo projeto “Trabalho Técnico Social – Comunidade Riacho Doce”, na categoria Trabalho Social, e pelo projeto “Reurb-S Jarderlândia”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.
- Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB SP/SP), pelo projeto “Solo Seguro São Paulo”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR/BA), pelo projeto “Bahia Regulariza e Formosa Regular”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia, e pelo projeto “Balcão de Aceleração”, na categoria Parceria Público Privada.
- Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Norte (CEHAB/RN), pelo projeto “Conjunto Câmara Cascudo”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.
- Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB/MS), pelo projeto “Regularização Fundiária em Mato Grosso do Sul”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.
- Pernambuco Participações e Investimentos S/A (PERPART/PE), pelo projeto “Regularização Fundiária Residencial Capibaribe”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.
- Companhia de Habitação de Londrina (COHAB Londrina/PR), pelo projeto “Regularização Fundiária Vila Marizia 2”, na categoria Regularização Fundiária e Edilícia.
- Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Porto Alegre/RS, pelo projeto “Estadia Solidária”, na categoria Locação Social.
- Companhia de Desenvolvimento de Roraima (CODESAIMA/RR), pelo projeto “Aqui Tem Morar Melhor”, na categoria Melhorias Habitacionais.
- Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Sergipe (SEASIC/SE), pelo projeto “Programa Novo Lar”, na categoria Melhorias Habitacionais.
- Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo (SEHAB SBC/SP), pelo projeto “Finanças Pessoais/Mudanças Sociais: Um Novo Caminho”, na categoria Parceria Público Privada.
- Agência Goiana de Habitação (AGEHAB/GO), pelo projeto “Pra ter onde morar – Crédito/Parceria”, na categoria Parceria Público Privada.