O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que será realizado em Curitiba de 4 a 6 de dezembro de 2024, terá como um de seus destaques o painel “Sistemas Construtivos Industrializados e Sistema de Cadastro: o futuro da Habitação no Brasil”. A iniciativa reunirá empresas de ponta no segmento da construção industrializada – a Sulfibra, a Ecoparque e a Tecverde – para revelar o potencial transformador desta tecnologia.
O painel também contará com a participação da Digix, empresa especializada em soluções de TI para o setor público, que apresentará seu sistema inovador de gestão de dados para programas habitacionais. O software Habix agiliza o processo de cadastro e seleção de beneficiários e garante transparência e eficiência na gestão de programas habitacionais.
Mais do que uma tendência na construção civil, os sistemas construtivos industrializados são um caminho para enfrentar o déficit habitacional brasileiro de forma rápida e sustentável. Uma de suas vantagens é a produção em larga escala, o que capacita as construtoras a atenderem à demanda habitacional de forma mais rápida e eficiente.
Além de reduzir significativamente o tempo de execução das obras, os sistemas construtivos também garantem sustentabilidade. A redução no desperdício de materiais é drástica. Enquanto no sistema convencional a perda é superior a 20%, no sistema construtivo não há perdas, porque as poucas sobras são reaproveitadas na produção. Isso gera uma grande economia, reduzindo os custos de construção de forma considerável.
Os sistemas construtivos ainda garantem um controle rigoroso na fabricação dos componentes, resultando em maior qualidade e durabilidade. Confira um breve histórico das empresas participantes do Fórum e os atrativos que estarão sendo apresentados:
Sulfibra:
A Sulfibra é uma multinacional instalada em Iomerê, em Santa Catarina, com oito filiais no Brasil. Maior transformadora de fibra de vidro da América Latina, a empresa fornece painéis construtivos acabados, com hidráulica, elétrica, esquadrilhas e pintura.
Conhecidos como paredes inteligentes, esses painéis já foram aplicados em uma ampla variedade de obras, incluindo empreendimentos residenciais, hospitalares, industriais, unidades básicas de saúde, hangares, frigoríficos e escritórios.
Certificada pela Caixa Econômica Federal e órgãos técnicos do setor, a Sulfibra está plenamente capacitada para atender às demandas de estados e municípios.
No Fórum, a Sulfibra surpreenderá os presentes com a montagem de uma casa em apenas 10 horas, um feito que será registrado em vídeo e exibido durante o evento. A casa montada estará mobiliada e aberta à visitação durante todo o Fórum, permitindo que os participantes experimentem o futuro da habitação.
Ecoparque:
Ganhadora do prêmio Lucio Costa de Mobilidade Urbana, Saneamento e Habitação, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados em 2024, a Ecoparque é a primeira fábrica de prédios do país e opera em Cascavel, no Paraná.
Nasceu para construir na cidade edifícios de 15 pavimentos, com oito apartamentos por andar, vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida.
Utilizando tecnologia alemã, a Ecoparque tem capacidade para entregar até 2.400 apartamentos em até 180 dias e já prevê um investimento de R$ 500 milhões para estabelecer mais 21 fábricas de prédio em todo o território nacional.
Tecverde:
A Tecverde pertence ao grupo Arauco e está instalada em Araucária, no Paraná, onde produz os painéis das unidades habitacionais. Estes componentes são transportados prontos para o terreno onde serão montados. A montagem é feita com o sistema plug-and-play, que permite a conexão das partes de forma rápida e simples. Com essa tecnologia, a empresa garante obras 4 vezes mais rápidas.
Em 2016, a Tecverde construiu o primeiro empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida.
Recentemente, numa parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), foi a responsável pela construção das moradias que beneficiaram as famílias de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, afetadas pelas chuvas extremas ocorridas no Carnaval de 2023.
As 518 unidades habitacionais foram entregues 10 meses após o início das obras. Em circunstâncias normais, empreendimentos similares levariam cerca de 36 meses para serem concluídos.
Durante o fórum, a Tecverde organizará visitas técnicas a um canteiro de obras em Araucária, a 20 km de Curitiba, onde os participantes poderão conferir a aplicação dos sistemas construtivos industrializados. Na oportunidade, vans serão disponibilizadas para o transporte dos interessados.
Sobre o painel
Programado para dia 04 de dezembro, das 16h30 as 18h30, este painel dará aos participantes a oportunidade de entender como estas tecnologias podem ser implementadas em larga escala, colocando gestores públicos, empresários do setor de construção, arquitetos, engenheiros e todos os interessados em soluções inovadoras diante de uma revolução na forma de construir e pensar a habitação
Sobre o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social
O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é um evento de referência no setor, reunindo anualmente os principais atores e especialistas em habitação e desenvolvimento urbano do Brasil. Além deste painel sobre construção industrializada, o fórum abordará temas como políticas habitacionais inovadoras, revitalização de centros urbanos e estratégias para redução do déficit habitacional.
Para mais informações sobre o evento e inscrições, visite o site da ABC Habitação.