Serão entregues 1.290 unidades até o fim do ano em quatro empreendimentos no estado
Nesta sexta-feira (16), o ministro das Cidades, Jader Filho, e o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva estarão na capital gaúcha para entrega de 253 unidades habitacionais em quatro empreendimentos (Morada da Fé, Dois Irmãos, COOHAGIG e Orquídea Libertária). Essas entregas ocorrem em um contexto de uma série de ações tomadas pelo Ministério das Cidades para acelerar as obras e adiantar as entregas de moradias para famílias gaúchas. Ao todo, os 4 empreendimentos totalizam 1.290 unidades habitacionais, as quais serão entregues até o fim do ano de acordo com cronograma definido em um amplo acordo feito entre Ministério das Cidades, entidades organizadoras, Ministério Público Federal, CAIXA e entes públicos.
Além disso, o ministro Jader Filho entrega as primeiras chaves do programa Compra Assistida, modalidade criada para adquirir imóveis prontos (novos ou usados) para as famílias atingidas pelas enchentes. Do estoque já catalogado de cerca de 5800 unidades habitacionais já cadastradas, já existem 129 famílias com processo de contratação iniciado. Dessas 129 famílias, as 3 primeiras famílias com moradia definida participarão do ato com o Presidente.
O presidente Lula também participa da assinatura de dois novos projetos com recursos do Fundo do Desenvolvimento Social, que garantem 320 unidades habitacionais no bairro Campo Novo, com a cooperativa Dois Irmãos II, e 40 unidades habitacionais no município de Dom Pedrito com a cooperativa Bela União. Lula assina ainda novos projetos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) nos seguintes municípios: São Leopoldo, Taquara, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Canoas, que vão totalizar 1.052 novas unidades habitacionais, com investimento total de R$ 186 milhões do Governo Federal.
A entrega das moradias e a assinatura dos acordos fazem parte do esforço contínuo do Governo Federal de reconstrução e retomada da economia do Rio Grande do Sul, com foco em oferecer moradia digna para as famílias afetadas pelas enchentes.
Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades