Iniciativa marca o retorno da política de habitação de interesse social ao Estado, antes dos 100 dias de seu governo.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, entregou na quarta-feira, dia 22, 272 imóveis do Habitacional Canal do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. O empreendimento estava na lista de obras inacabadas do governo estadual desde 2015. A cerimônia contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho e houve o lançamento do programa “Morar Bem”, que tem como meta beneficiar 50 mil famílias.
Segundo a gestão, a iniciativa marca o retorno da política de habitação de interesse social ao Estado, antes dos 100 dias de governo, e reafirma o compromisso para reduzir o déficit habitacional, que é prioridade no governo Raquel Lyra. De acordo com levantamento prévio realizado em Pernambuco, havia em janeiro mais de dez mil unidades habitacionais com obras paralisadas.
O programa “Morar Bem” tem três linhas de atuação. A primeira é relativa à retomada de obras habitacionais paralisadas. A segunda é referente à regularização fundiária e à retomada do FEHIS (Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social) com a incorporação de imóveis do Estado que estão sem uso social. Por fim, a terceira linha de atuação é a articulação com o governo federal, prefeituras e mercado imobiliário para colocar novos projetos dentro do Minha Casa Minha Vida.
Em mais uma agenda em Brasília, na segunda-feira, dia 20, Raquel Lyra se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, para discutir sobre a retomada de obras paralisadas de habitações de interesse social em Pernambuco.
A retomada do programa Minha Casa Minha Vida esteve na pauta, além da necessidade de intervenções para contenção de encostas através de convênios firmados entre o Ministério das Cidades e as prefeituras do Estado de Pernambuco.
Por: Ricardo Lélis