https://www.abc.habitacao.org.br

Comunidades quilombolas têm programa de habitação executado pela ADH-PI

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Financiado pelo governo do Piauí, o Moradia Para Todos contempla famílias que não foram beneficiadas por nenhum outro programa habitacional

Executado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH-PI), o Programa Moradia Para Todos, tem o projeto piloto voltado para as comunidades quilombolas. As famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza residentes no Piauí, são o foco e a finalidade é proporcionar a elas, conforme a Lei estadual nº 7.953, de outubro de 2021, meios para melhorias ou construção de unidades habitacionais.

As famílias contempladas não podem ter sido beneficiadas por nenhum outro programa habitacional, crédito para melhorias habitacionais ou construção de casas. O Programa é financiado pelo Governo do Estado. Pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefe de família e beneficiários de programa de segurança alimentar ou de transferência de renda, têm prioridade no acesso ao Programa “Moradia Para Todos”.

Foi selecionada, para ser a primeira experiência, a comunidade Marinheiro, no município de Piripiri.  O trabalho segue nas localidades Vaquejador e Sussuarana, no mesmo município, pois as obras já foram concluídas neste local.

Comunidades quilombolas dos municípios de Campo Largo (Vila São João) e Matias Olímpio (Buritizinho), São João da Varjota e Amarante e com as comunidades Periperi e Mimbó, são locais onde a ADH-PI também trabalha. 21 municípios, sendo 284 melhorias e 73 construções de casas, são contempladas pelo Programa.

Regina Sousa, governadora do Piauí, tem incentivado, especialmente para as comunidades quilombolas, a produção de moradias. O Piauí está sendo pioneiro em conceder esse crédito financeiro individual para a melhoria e construção de moradia, segundo ela.

O programa fortalece a economia dos municípios proporcionando oportunidades para pedreiro, eletricista, comerciantes, gerando emprego e renda para a região, informa Gilvana Gayoso, diretora-geral da ADH-PI. Planilhas sobre aquisição e quantidade/qualidade do material empregado, contratação de mão de obra, condições de pagamento, dentre outras, são fornecidas pelos técnicos da ADH-PI.

Fonte: Redação News.com