O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que acontecerá em Curitiba de 4 a 6 de dezembro de 2024, trará debates indispensáveis sobre políticas habitacionais e de desenvolvimento urbano. O evento contará com a presença de especialistas do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, abordando no primeiro painel os temas melhorias habitacionais, regularização fundiária e linhas de crédito para habitação social.
A programação se inicia com a apresentação “Melhorias Habitacionais e REURB: balanço, continuidade do programa e fontes de recursos subsidiadas”, que será conduzida por Rhaiana Bandeira Santana, coordenadora geral da Secretaria de Periferias do Ministério das Cidades. Com formação em Arquitetura e Urbanismo e vasta experiência em políticas públicas, Rhaiana abordará os avanços e desafios do programa, que tem foco em áreas periféricas e de vulnerabilidade social.
Ainda no painel sobre melhorias habitacionais, Alessandra D’Avila Vieira, diretora do Departamento de Produção Social da Moradia da Secretaria Nacional de Habitação, abordará o tema “Linhas de crédito para melhorias habitacionais – requisitos e recursos”. Com sua experiência de mais de 15 anos na Secretaria Nacional de Habitação, Alessandra trará informações detalhadas sobre as opções de financiamento disponíveis para famílias de baixa renda.
A diretora de Produção Social da Moradia explicará como as linhas de crédito se integram a programas maiores, como o Minha Casa Minha Vida, e como elas se alinham com as metas do Ministério das Cidades para redução do déficit habitacional qualitativo. Ela também abordará as inovações recentes nestas linhas de crédito, visando torná-las mais acessíveis e eficientes, especialmente para as famílias enquadradas na faixa 1 do programa habitacional.
Programado para dia 04 de dezembro, das 13h30 as 15h, este painel tratará de temas fundamentais para o enfrentamento do déficit habitacional qualitativo e do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. As palestrantes também discutirão as parcerias entre o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e os governos municipais na implementação dessas políticas.
Sobre o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social
O 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social promete ser um evento determinante para profissionais, gestores públicos e todos aqueles interessados nas políticas habitacionais brasileiras, oferecendo uma visão abrangente e atualizada dos esforços do governo federal para garantir moradia digna e cidades mais inclusivas.
Para mais informações sobre o evento e inscrições, visite o site da ABC Habitação.